Nota sobre livro "Interseções entre política, mídia e tecnologias"


O professor João Ademar de Andrade, dos cursos de Direito, Sistemas de Informação e Jogos Digitais da Facisa, publicou ao lado dos ex-alunos de Direito, Geraldo Magela Tenório Filho, Salomé Margot Ferreira e Luíza Gabriela Freire, um capítulo no livro "Interseções entre política, mídia e tecnologias: novos dizeres, novos fazeres", lançado esta semana pela EDUFCG, editora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Este é o segundo de três capítulos escritos pelo professor João Ademar em parceria com os egressos, a abordar algumas das questões contemporâneas sobre as novas práticas educativas alusivas ao chamado Direito Autoral. No primeiro, publicado em julho passado, pela Editora Andavira, de Santiago de Compostela, com circulação apenas entre Portugal e Espanha, os autores trouxeram os novos construtos éticos e jurídicos para embasar os chamados Recursos Educacionais Abertos.
Neste segundo por sua vez, abordou-se a liberdade, o compartilhamento e a colaboração como bases ideológicas para uma educação dita "2.0". Já no próximo, a ser editado pela EDUEPB, editora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a abordagem versará sobre as novas práticas colaborativas para um "velho" status quo jusautoral/educacional; ademais, contará esse próximo com um quarto texto, intitulado "Colaboração e inovação para novas rotas de aprendizagem", com a coautoria da professora do curso de Sistemas de Informação, Isabel Dillmann Nunes.
Para o professor João Ademar, trata-se do fechamento extremamente exitoso de mais um ciclo de pesquisas envolvendo jovens estudantes motivados e experiências multidisciplinares; perspectivas que o docente vem procurando desenvolver, sobretudo com a inclusão de alunos em grupos de pesquisa do qual é parte.
"É claro que estou feliz por mais esta publicação, mas digo: na minha labuta diária de professor, qualquer resultado bom tido como individual é diminuto, realmente insignificante, quando da possibilidade de, acima dele, se fazer o crescer dos nossos alunos. A esse pequeno contributo, eu tenho, sim, o maior orgulho", comentou o professor.

Fonte: Ascom CESED, por Fernanda Moura

Comentários

Postagens mais visitadas

Global Forum Amárica Latina

IFPB vai realizar Semana da Ciência e Tecnologia