Professor integra mais importante grupo de Propriedade Intelectual do Brasil


O professor João Ademar de Andrade Lima, dos cursos de Direito, Sistemas de Informação e Jogos Digitais da Facisa, foi selecionado, após edital aberto no final do ano passado, para compor o corpo de pesquisadores do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial (GEDAI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), considerado o mais importante e atuante grupo de pesquisa nacional na área de Propriedade Intelectual.
Segundo o professor, que recebeu a notícia com bastante entusiasmo, trata-se de uma afirmação de competência na área e atesta que a Facisa, única instituição local a trabalhar curricularmente nesta temática, continua na vanguarda. O docente atuará em linha de pesquisa intitulada “Sociedade da Informação: Democracia e Inclusão Tecnológica”.
Este é o quinto grupo formal de pesquisa do qual participa o professor, sendo quatro grupos vinculados ao CNPq e um à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em Portugal. Dos primeiros, cita-se o Grupo de Estudos em Sociologia da Propriedade Intelectual (GESPI), idealizado e liderado por Ademar.

Sobre o Gedai


O Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI/CNPq/UFPR) surgiu em maio de 2007 junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo sido transferido para Curitiba em 2013. Atualmente, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR.
Seu principal objetivo é estudar o desenvolvimento dos Direitos de Propriedade Intelectual na Sociedade da Informação, através da comparação do sistema internacional de direitos autorais e industriais, da análise dos processos de concretização dos direitos e diversidades culturais e da reflexão sobre a regulamentação dos direitos intelectuais frente aos desafios da Sociedade da Informação, através de sete linhas de pesquisa: Propriedade Intelectual – Inovação e Conhecimento; Direito Autoral: Direitos Fundamentais e Diversidade Cultural; Economia Criativa: Propriedade Intelectual e Desenvolvimento; Regime Internacional de Propriedade Intelectual: Tratados e Organizações Internacionais (OMC, OMPI e UNESCO); Sociedade da Informação: Democracia e Inclusão Tecnológica; Direitos das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); e Propriedade Intelectual e Direito Concorrencial.

Fonte: Ascom CESED

Comentários

Postagens mais visitadas

Global Forum Amárica Latina

IFPB vai realizar Semana da Ciência e Tecnologia