Professor integra mais importante grupo de Propriedade Intelectual do Brasil


O professor João Ademar de Andrade Lima, dos cursos de Direito, Sistemas de Informação e Jogos Digitais da Facisa, foi selecionado, após edital aberto no final do ano passado, para compor o corpo de pesquisadores do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial (GEDAI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), considerado o mais importante e atuante grupo de pesquisa nacional na área de Propriedade Intelectual.
Segundo o professor, que recebeu a notícia com bastante entusiasmo, trata-se de uma afirmação de competência na área e atesta que a Facisa, única instituição local a trabalhar curricularmente nesta temática, continua na vanguarda. O docente atuará em linha de pesquisa intitulada “Sociedade da Informação: Democracia e Inclusão Tecnológica”.
Este é o quinto grupo formal de pesquisa do qual participa o professor, sendo quatro grupos vinculados ao CNPq e um à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em Portugal. Dos primeiros, cita-se o Grupo de Estudos em Sociologia da Propriedade Intelectual (GESPI), idealizado e liderado por Ademar.

Sobre o Gedai


O Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI/CNPq/UFPR) surgiu em maio de 2007 junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo sido transferido para Curitiba em 2013. Atualmente, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR.
Seu principal objetivo é estudar o desenvolvimento dos Direitos de Propriedade Intelectual na Sociedade da Informação, através da comparação do sistema internacional de direitos autorais e industriais, da análise dos processos de concretização dos direitos e diversidades culturais e da reflexão sobre a regulamentação dos direitos intelectuais frente aos desafios da Sociedade da Informação, através de sete linhas de pesquisa: Propriedade Intelectual – Inovação e Conhecimento; Direito Autoral: Direitos Fundamentais e Diversidade Cultural; Economia Criativa: Propriedade Intelectual e Desenvolvimento; Regime Internacional de Propriedade Intelectual: Tratados e Organizações Internacionais (OMC, OMPI e UNESCO); Sociedade da Informação: Democracia e Inclusão Tecnológica; Direitos das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); e Propriedade Intelectual e Direito Concorrencial.

Fonte: Ascom CESED

Comentários

Postagens recentes mais visitadas

Escola Municipal cria clube de aprendizagem criativa para estudantes do Ensino Fundamental

Atendimento odontopediatrico da FRCG conta com atividades lúdicas

Prefeitura de Campina Grande recebe certificação pela participação no Programa Educação pela Cultura e professores recebem medalhas de Educadores nota 10