Escola Municipal cria clube de aprendizagem criativa para estudantes do Ensino Fundamental
O Educo.Work já foi premiado e, através desse clubinho, crianças aprendem robótica, empreendedorismo e propriedade intelectual
A Escola Municipal Félix Araújo, no bairro do Catolé, desenvolveu para alunos do 3º e 4º ano um clube de aprendizagem criativa. O Educo.Work foi uma iniciativa do professor João Ademar de Andrade Lima que visa explorar com os estudantes componentes extracurriculares como Robótica, Cultura Maker e STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), alinhado ao Empreendedorismo e Propriedade Intelectual.
O “clubinho” nasceu a partir de outra iniciativa pedagógica. Em 2023, o professor escreveu o livro “Nossa Primeira Estória sobre o Xadrez”, uma poesia que narra aventuras das peças de xadrez – em referência ao Jogada de Mestre, projeto de xadrez da rede municipal. As ilustrações foram feitas por alunos, na época, do 1º ano – ainda em fase de alfabetização – e os livros impressos foram vendidos na I Feira do Empreendedorismo com estudantes da Rede Municipal.
E como os projetos da educação acabaram se integrando entre si, nasceu o Educo.Work, uma marca registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, cujo acrônimo se desdobra em “explorar”, “desenvolver”, “unir”, “criar” e “oportunizar” + work (no sentido de “dar certo”), com a intencionalidade pedagógica de adotar atividades “mão na massa”.
O livro físico agora virou e-book e está sendo vendido na versão para Kindle. Todo o dinheiro é revertido para o aquisição de materiais para o próprio clube, incentivando o empreendedorismo dos estudantes. O e-book pode ser adquirido por R$ 10 através do link https://www.amazon.com.br/dp/B0DZD2MN7J.
“A ideia dele (livro) acabou sendo o embrião, meses depois, da criação do clubinho. E nada mais justo, digamos assim, de usar o que foi arrecadado com a venda do livro para ajudar na compra de componentes (resistores, LEDs, sensores, motores, cabos) que sempre usamos nas aulinhas de robótica e eletrônica”, explicou o professor e idealizador do clubinho, João Ademar.
O Educo.Work rendeu ao professor o prêmio de 3º lugar de educador nota 10, de 2024, do Instituto Alpargatas. O troféu foi entregue em uma solenidade que ocorreu no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa.
“Eu não ganho esse prêmio sozinho, mas ganham os meus pequenos estudantes, ganha a rede municipal de ensino, ganham os meus colegas, ganha todo mundo.”, disse João Ademar.
O clubinho acontece como atividade extracurricular do Programa Escola em Tempo Integral, do qual a escola faz parte. As aulas envolvem oficinas de criação e prototipagem, onde os estudantes utilizam materiais recicláveis e dispositivos eletrônicos para criar projetos de robótica, arte e tecnologia; desenvolvimento de projetos, que envolvem a criação de robôs; workshops de empreendedorismo para desenvolvimento de ideias de produtos ou serviços e simulação de atividades comerciais e palestras e atividades sobre Propriedade Intelectual.
Texto: Codecom PMCG
Comentários