Projeto apoiado pelo Cesed via bolsa PROFICE será apresentado em evento na USP

O Artigo "Direitos Autorais na Literatura de Cordel: práticas do passado, retóricas do presente", resultante de Projeto de Iniciação Científica coordenado pelo professor João Ademar de Andrade Lima e apoiado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPEX, será objeto de publicação e apresentação no I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, que será realizado em setembro na Universidade de São Paulo.
De um total de 534 trabalhos submetidos, cerca de 200 foram selecionados para oito eixos temáticos, o que denota o rigor da seleção e valoriza ainda mais a publicação. Para a professora Guia Diniz, coordenadora do NUPEX, "não obstante o empenho da instituição em apoiar iniciativas como essa, o mérito é da equipe".
O trabalho do professor comporá o eixo V, Economia da Cultura, que comporta os temas cultura e economia, direito autoral e mercado editorial.
São coautores do artigo os alunos egressos do curso de Direito, Eduardo Jorge Lima Azevedo e Eduardo Bruno de Almeida Donato.
Para Eduardo Jorge, "mesmo depois de concluído o curso, todos permanecemos em contato, vivendo e divulgando as experiências da pesquisa".
O trabalho objetivou, através de pesquisas bibliográficas e de campo, comparar, junto a antigos e novos cordelistas, as práticas do passado e as do presente, em relação à salvaguarda (ou não) dos respectivos Direitos Autorais (morais e patrimoniais) de suas obras.
Para João, "essa é mais uma prova inequívoca da qualidade das pesquisas realizada no ambiente institucional da Facisa".
O coordenador do curso de Direito, Marcelo Eufrásio, lembra que não só o Profice, mas também os Núcleos de Estudo, estão mudando a face da pesquisa científica do Curso, "desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão que vêm enriquecendo o aprendizado extra-classe do alunado".
Mais informações em http://www.pesquisaemcultura.org

Fonte: Ascom CESED

Comentários

Postagens mais visitadas

Global Forum Amárica Latina

IFPB vai realizar Semana da Ciência e Tecnologia