Repercussão (curso de estruturação de NITs)


Profissionais recebem aperfeiçoamento

Campina Grande foi contemplada com um Curso de Estruturação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), que é um curso itinerante oferecido pela Agência de Inovação Inova da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), através do Projeto InovaNit. O curso, que está sendo sediado no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi iniciado na última segunda-feira, e será finalizado hoje à tarde.
Cerca de 50 profissionais de diversas áreas estão participando do encontro, que visa, principalmente, transferir conhecimentos sobre os Núcleos de Inovação Tecnológica. O curso teve uma iniciativa da UEPB, juntamente com o NIT da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), que está localizado no bairro de Bodocongó.
Segundo o coordenador do NIT do Parque Tecnológico, professor João Ademar de Andrade, Campina Grande foi uma das cidades escolhidas para a realização do curso, por se tratar de um pólo de criação tecnológica e onde estão concentrados NITs de grandes instituições. O professor informou que os núcleos são comparados a escritórios que prestam assessoramento a pesquisadores e suas invenções.
"Os núcleos funcionam como uma espécie de assessoria para aqueles pesquisadores e suas respectivas instituições, com relação também a canalização dos contratos jurídicos, patenteando as pesquisas e valorando a criação no mercado. No curso, os profissionais terão conhecimento de como assessorar no desenvolvimento das criações, através das NITs de suas respectivas empresas ou instituições", afirmou o professor. Conforme ele, a intenção do curso é transferir os conhecimentos para os ouvintes, para que, consequentemente, eles possam aperfeiçoar este aprendizado em seus núcleos.
Andrade disse que o curso está sendo ministrado por profissionais da Inova Unicamp, principal Núcleo de Inovação Tecnológica do Brasil. Apenas profissionais, principalmente da Região Nordeste do país, graduados e que tenham algum vínculo com os núcleos das instituições ou empresas que trabalham, puderam participar deste curso oficial de aperfeiçoamento.

Fonte: Diário da Borborema (Coluna "Cotidiano")

Comentários

Postagens mais visitadas

Global Forum Amárica Latina

IFPB vai realizar Semana da Ciência e Tecnologia