Repercussão (curso de estruturação de NITs)


Profissionais recebem aperfeiçoamento

Campina Grande foi contemplada com um Curso de Estruturação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), que é um curso itinerante oferecido pela Agência de Inovação Inova da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), através do Projeto InovaNit. O curso, que está sendo sediado no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi iniciado na última segunda-feira, e será finalizado hoje à tarde.
Cerca de 50 profissionais de diversas áreas estão participando do encontro, que visa, principalmente, transferir conhecimentos sobre os Núcleos de Inovação Tecnológica. O curso teve uma iniciativa da UEPB, juntamente com o NIT da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), que está localizado no bairro de Bodocongó.
Segundo o coordenador do NIT do Parque Tecnológico, professor João Ademar de Andrade, Campina Grande foi uma das cidades escolhidas para a realização do curso, por se tratar de um pólo de criação tecnológica e onde estão concentrados NITs de grandes instituições. O professor informou que os núcleos são comparados a escritórios que prestam assessoramento a pesquisadores e suas invenções.
"Os núcleos funcionam como uma espécie de assessoria para aqueles pesquisadores e suas respectivas instituições, com relação também a canalização dos contratos jurídicos, patenteando as pesquisas e valorando a criação no mercado. No curso, os profissionais terão conhecimento de como assessorar no desenvolvimento das criações, através das NITs de suas respectivas empresas ou instituições", afirmou o professor. Conforme ele, a intenção do curso é transferir os conhecimentos para os ouvintes, para que, consequentemente, eles possam aperfeiçoar este aprendizado em seus núcleos.
Andrade disse que o curso está sendo ministrado por profissionais da Inova Unicamp, principal Núcleo de Inovação Tecnológica do Brasil. Apenas profissionais, principalmente da Região Nordeste do país, graduados e que tenham algum vínculo com os núcleos das instituições ou empresas que trabalham, puderam participar deste curso oficial de aperfeiçoamento.

Fonte: Diário da Borborema (Coluna "Cotidiano")

Comentários

Postagens recentes mais visitadas

Professor de Direito da Unifacisa ministra palestra na International Cyberlaw Conference

Atendimento odontopediatrico da FRCG conta com atividades lúdicas

Professor da Rede Municipal de Campina Grande garante primeiro lugar com melhor ação de Propriedade Intelectual do País