Projeto da Unifacisa é premiado nacionalmente e publicado em livro

A Unifacisa foi uma das finalistas no I prêmio de Propriedade Industrial nas escolas, categoria negócios, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Concorrendo com a iniciativa PIC Games – jogos de tabuleiro para crianças de 6 a 106 anos, a instituição conquistou o segundo lugar na Região Nordeste.

O projeto “PIC – Propriedade Intelectual para Crianças” foi idealizado e liderado pelo professor da Unifacisa, João Ademar de Andrade Lima e os protótipos foram desenvolvidos pelo professor de jogos digitais da Unifacisa, José Trigueiro Júnior.

O prêmio reconheceu e valorizou iniciativas de profissionais da educação que se dedicam a ações que trabalham o desenvolvimento e a inovação da Propriedade Intelectual em atividades curriculares e extracurriculares.

O “PIC – Propriedade Intelectual para Crianças” teve seu relato de experiência publicado no livro “Da palavra à ação: esperançar, (com)partilhar e democratizar” (ISBN: 978-65-88331-35-4), do Programa de Extensão da PUC-Minas, numa organização da professora Ev’Ângela Batista Rodrigues de Barros, como resultado dos trabalhos submetidos ao Seminário de Extensão da PUC Minas 2021.

No texto, o professor João Ademar e as bolsistas Heloísa Ramos Mendes e Mayra Ribeiro de Lima Gonzaga sintetizam atividade extensionista, com recorte direcionado a alunos do Ensino Fundamental I, cuja propositura teve, com base em construtos necessários à formação de uma consciência jurídico-cidadã requisitada pelas variadas áreas profissionais, trazer conhecimentos específicos relacionados a Direitos de Propriedade Intelectual para um público-alvo de crianças entre 06 e 12 anos de idade. O resultado foi a criação de Jogos Educativos sobre o tema.

De acordo com o professor da Unifacisa, João Ademar, O PIC, teve como abrangência, enquanto espaço curricular, sobretudo a Língua Portuguesa, a Matemática, a História e as Artes, em norte a suportes mais amplos, sobretudo ao pensamento jurídico, cívico e ético.

“Além de ser uma ação diretamente vinculada a minha grande paixão acadêmica, que é a Propriedade Intelectual, tema que trabalho há mais de 20 anos, é também o resultado de uma atividade como componente integrador do Estágio Curricular Supervisionado, como requisito obrigatório para minha graduação em Pedagogia, que eu recentemente conclui, e, como tal, buscou gerenciar e articular a teoria e a prática docente, enquanto dimensões nos sistemas regulares de ensino, especificadamente nos níveis Educação Infantil e Ensino Fundamental Ciclo I, sendo este último o público-alvo central. Dessa forma, como exercício também docente, por meio de jogos de tabuleiro, de cartas e de memória, pudemos aplicar metodologias ativas de ensino como storytelling, gamificação, baseada em problemas, para que fosse possível vir a figurar-se como uma ferramenta tutorial de inserção/propagação de conteúdo nas salas de aula do Educação Básica”, pontuou.

Texto: Ascom Unifacisa

Comentários

Postagens mais visitadas

Global Forum Amárica Latina

IFPB vai realizar Semana da Ciência e Tecnologia