Professor e alunos de direito têm texto publicado em livro luso-espanhol
O professor da Facisa, João Ademar de Andrade Lima, em parceria com os estudantes concluintes do curso de Direito Geraldo Magela Freitas Tenório Filho e Salomé Margot Melo Ferreira, tiveram a inclusão do texto "Recursos Educacionais Abertos: da ética colaborativa à base jurídica (neo)autoralista" no livro "Rumo à inclusão educacional e integração das TIC na sala de aula", da editora espanhola Andavira. O texto é mais uma produção resultante dos estudos junto à linha “Novas Tecnologias, Sociabilidade e Política”, do Grupo de Pesquisa "Antropologia da Política, Cultura Midiática e Práticas Políticas", cadastrado no CNPq e certificado pela UFCG.
O lançamento do livro será no início do mês que vem, na cidade portuguesa de Vila Real, onde irá acontecer o II Seminário Internacional "Políticas e Integração das TIC na sala de aula", promovido pelas Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e Universidade de Vigo (Espanha), com comissão científica acrescida por professores das Universidades de Santiago de Compostela, de Málaga e do Porto, do Instituto Politécnico de Viseu e da nossa Universidade Estadual da Paraíba.
De acordo com o professor João Ademar, os autores buscaram uma reflexão acerca da conceituação, historicização e embasamentos éticos e jurídicos dos chamados "REA" (Recursos Educacionais Abertos), entendidos, dentro de uma caracterização vanguardista à Educação do Século XXI, como exemplos de novas práticas educativas, sobretudo diante das mudanças advindas com as novas Tecnologias da Informação e Comunicação.
"Ao assunto, associamos outros fenômenos sociais, políticos e jurídicos, embasados por toda uma lógica representativa da construção de uma inédita ordem cultural, por nós chamada de 'cibercultura', através da qual, elementos educacionais clássicos, presos à passividade comportamental, se convertem à ação proativa dos aprendentes que, de estanques coadjuvantes na recepção da informação, passam a ser atores principais na geração do conhecimento, hoje em dia, cada vez mais coletivizado", afirmou.
O professor disse ainda que, no texto, é exposta uma das principais mudanças contemporâneas no Direito, enquanto Ciência Social: um novo direcionamento teórico-interpretativo aos Direitos Autorais, ressignificados com a abertura dada pela internet ao acesso de conteúdo e, consequentemente, o incremento na possibilidade de criação, recriação e publicização de material próprio e de terceiros.
Não haverá distribuição da obra no Brasil, contudo exemplar poderá ser adquirido pela internet (http://www.andavira.com).
O grupo ainda irá publicar outros três capítulos, em dois livros, já em processo de edição. Todos referente a convergência entre o Direito, as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Educação.
Fonte: Ascom CESED, por Danielle Flôr
O lançamento do livro será no início do mês que vem, na cidade portuguesa de Vila Real, onde irá acontecer o II Seminário Internacional "Políticas e Integração das TIC na sala de aula", promovido pelas Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e Universidade de Vigo (Espanha), com comissão científica acrescida por professores das Universidades de Santiago de Compostela, de Málaga e do Porto, do Instituto Politécnico de Viseu e da nossa Universidade Estadual da Paraíba.
De acordo com o professor João Ademar, os autores buscaram uma reflexão acerca da conceituação, historicização e embasamentos éticos e jurídicos dos chamados "REA" (Recursos Educacionais Abertos), entendidos, dentro de uma caracterização vanguardista à Educação do Século XXI, como exemplos de novas práticas educativas, sobretudo diante das mudanças advindas com as novas Tecnologias da Informação e Comunicação.
"Ao assunto, associamos outros fenômenos sociais, políticos e jurídicos, embasados por toda uma lógica representativa da construção de uma inédita ordem cultural, por nós chamada de 'cibercultura', através da qual, elementos educacionais clássicos, presos à passividade comportamental, se convertem à ação proativa dos aprendentes que, de estanques coadjuvantes na recepção da informação, passam a ser atores principais na geração do conhecimento, hoje em dia, cada vez mais coletivizado", afirmou.
O professor disse ainda que, no texto, é exposta uma das principais mudanças contemporâneas no Direito, enquanto Ciência Social: um novo direcionamento teórico-interpretativo aos Direitos Autorais, ressignificados com a abertura dada pela internet ao acesso de conteúdo e, consequentemente, o incremento na possibilidade de criação, recriação e publicização de material próprio e de terceiros.
Não haverá distribuição da obra no Brasil, contudo exemplar poderá ser adquirido pela internet (http://www.andavira.com).
O grupo ainda irá publicar outros três capítulos, em dois livros, já em processo de edição. Todos referente a convergência entre o Direito, as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Educação.
Fonte: Ascom CESED, por Danielle Flôr
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