Professor e alunos de direito têm texto publicado em livro luso-espanhol

O professor da Facisa, João Ademar de Andrade Lima, em parceria com os estudantes concluintes do curso de Direito Geraldo Magela Freitas Tenório Filho e Salomé Margot Melo Ferreira, tiveram a inclusão do texto "Recursos Educacionais Abertos: da ética colaborativa à base jurídica (neo)autoralista" no livro "Rumo à inclusão educacional e integração das TIC na sala de aula", da editora espanhola Andavira. O texto é mais uma produção resultante dos estudos junto à linha “Novas Tecnologias, Sociabilidade e Política”, do Grupo de Pesquisa "Antropologia da Política, Cultura Midiática e Práticas Políticas", cadastrado no CNPq e certificado pela UFCG.
O lançamento do livro será no início do mês que vem, na cidade portuguesa de Vila Real, onde irá acontecer o II Seminário Internacional "Políticas e Integração das TIC na sala de aula", promovido pelas Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e Universidade de Vigo (Espanha), com comissão científica acrescida por professores das Universidades de Santiago de Compostela, de Málaga e do Porto, do Instituto Politécnico de Viseu e da nossa Universidade Estadual da Paraíba.
De acordo com o professor João Ademar, os autores buscaram uma reflexão acerca da conceituação, historicização e embasamentos éticos e jurídicos dos chamados "REA" (Recursos Educacionais Abertos), entendidos, dentro de uma caracterização vanguardista à Educação do Século XXI, como exemplos de novas práticas educativas, sobretudo diante das mudanças advindas com as novas Tecnologias da Informação e Comunicação.
"Ao assunto, associamos outros fenômenos sociais, políticos e jurídicos, embasados por toda uma lógica representativa da construção de uma inédita ordem cultural, por nós chamada de 'cibercultura', através da qual, elementos educacionais clássicos, presos à passividade comportamental, se convertem à ação proativa dos aprendentes que, de estanques coadjuvantes na recepção da informação, passam a ser atores principais na geração do conhecimento, hoje em dia, cada vez mais coletivizado", afirmou.
O professor disse ainda que, no texto, é exposta uma das principais mudanças contemporâneas no Direito, enquanto Ciência Social: um novo direcionamento teórico-interpretativo aos Direitos Autorais, ressignificados com a abertura dada pela internet ao acesso de conteúdo e, consequentemente, o incremento na possibilidade de criação, recriação e publicização de material próprio e de terceiros.
Não haverá distribuição da obra no Brasil, contudo exemplar poderá ser adquirido pela internet (http://www.andavira.com).
O grupo ainda irá publicar outros três capítulos, em dois livros, já em processo de edição. Todos referente a convergência entre o Direito, as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Educação.

Fonte: Ascom CESED, por Danielle Flôr

Comentários

Postagens recentes mais visitadas

Atendimento odontopediatrico da FRCG conta com atividades lúdicas

Professor da Rede Municipal de Campina Grande garante primeiro lugar com melhor ação de Propriedade Intelectual do País

Curso de Pedagogia da FRCG explora recursos educacionais inovadores